Sobre a revista

Foco e Escopo

A Revista Científica Multidisciplinar do CEAP - RCMC é uma publicação semestral de trabalhos originais e inéditos, com o objetivo de dar vazão à produção e à pesquisa dos docentes,  discentes,  colaboradores e pesquisadores locais. Dentre os objetivos da Revista estão o despertar da vocação para a ciência, incentivar talentos potenciais na graduação e na pós-graduação, produção e difusão do conhecimento nas áreas de saber do direito, da administração, das ciências contábeis, da arquitetura e urbanismo, da engenharia civil, da educação física, do design, da enfermagem e demais áreas do conhecimento, além do comprometimento com a cultura amazônica, a sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento regional e nacional.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos para a publicação na Revista Científica Multidisciplinar do CEAP - RCMC se dá por meio de avaliação cega por membros do Conselho Editorial e/ou por avaliadores ad hoc (professores do CEAP e de outras instituições nacionais ou internacionais).

O processo segue os seguintes passos:

1. Após o recebimento do manuscrito, é feita uma avaliação preliminar em relação a plágio e à normatização da revista (tamanho de páginas, fonte, margens, ausência de dados autoriais, etc.);

2. Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;

3. Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, espanhol, ou inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas. Todos os trabalhos terão seus títulos, resumos e palavras-chave traduzidos em português, espanhol, ou inglês.

4. A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.

5. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da Revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.

6. Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

7. As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

8. A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:

  1. Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.
  2. Opinion paper: a seção engloba textos que contenham matérias inéditas, de caráter opinativo.
  3. Relatos de experiências: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.
  4. Revisões de literatura: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.

9. Caso o manuscrito não seja aprovado nessa fase, ele é devolvido ao autor e o artigo é rejeitado e arquivado, podendo o autor, após os ajustes, submetê-lo novamente. (Excluem-se aqui as questões de plágio e autoplágio). Caso seja aprovado, passa-se ao próximo passo.

10. A submissão é designada a um dos editores da revista, que fica responsável pelo processo de avaliação do artigo. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.

11. O editor designará dois paraceristas para a avaliação cega do texto, que podem ser do corpo editorial e/ou ad hoc. Os pareceristas serão escolhidos segundo a sua especialidade acadêmica.

12. Caso haja discrepâncias nos pareceres (por exemplo, um paracerista aprova o texto e outro o rejeita), o editor responsável designará um terceiro parecerista para avaliar a submissão.

13. Após os pareceres dos avaliadores, os editores tomarão uma decisão editorial sobre o texto e enviarão uma mensagem de email de notificação ao(s) autor(es).

14. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.

 

Periodicidade

A Revista Científica Multidisciplinar do CEAP - RCMC é uma publicação semestral, produzindo duas edições por ano, agrupadas em volumes.

Normalmente, a primeira edição é publicada no período de janeiro a junho, e a segunda de julho a dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Diante disso, não cobra taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

 

Histórico

Revista Científica Multidisciplinar do CEAP - RCMC, Períodico do Ceentro de Ensino Superior do Amapá

Marlen Amaral

O primeiro volume da revista foi lançado em novembro de 2019 e representou um agrande avanço para a Faculdade, tendo em vista, que ela é um meio de propagar trabalhos científicos e pesquisas realizadas dentro da Instituição e em nosso Estado. 

 

Licença de conteúdo

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo desta revista está licenciado com uma Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.