A influência da arquitetura no desenvolvimento do aluno superdotado

Proposta Arquitetônica a partir do Estudo de Caso no Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação no Amapá (CAAH/S/AP)

  • Sandra Maria Moita Azevedo Centro de Ensino Superior do Amapá
  • Juliane Gonçalves da Silva
Palavras-chave: Arquitetura, Superdotação, Inclusão

Resumo

Alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) formam um grupo heterogêneo que possuem uma diversidade de áreas de interesses e a necessidade de um local de aprendizagem que estimule o desenvolvimento do seu potencial. Diante disso, este trabalho se propôs a investigar como a arquitetura pode contribuir para a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com AH/SD, apresentando diretrizes arquitetônicas para ambientes que favoreçam a suplementação do potencial dessa esfera estudantil. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura abordando assuntos relevantes sobre AH/SD e coleta de dados com profissionais do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (CAAH/S-AP), acerca da real necessidade educacional, destes alunos. A análise dos dados, revelou uma série de dificuldades e necessidades percebidas por estes profissionais no ambiente onde o atendimento é desenvolvido, deixando evidente que a arquitetura do espaço físico é um fator importante para o desenvolvimento dos talentos e habilidades dos alunos com AH/SD.

Publicado
2021-12-18
Como Citar
Moita Azevedo, S. M., & Gonçalves da Silva, J. (2021). A influência da arquitetura no desenvolvimento do aluno superdotado. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 3(2), 11. Recuperado de http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/105