Verticalização na cidade de Macapá: uma análise dos anos 1980 a 2016

  • Adailson Oliveira Bartolomeu CEAP
  • Ana Valéria de Almeida Pinheiro
Palavras-chave: Verticalização. Edifício. Macapá.

Resumo

Este artigo, resultado monográfico do curso de arquitetura e urbanismo do CEAP, aborda a temática da verticalização cada vez mais presentes nas cidades brasileiras em ascensão econômica e territorial, fazendo com que este processo não seja visto apenas em regiões sul e sudeste, mas também na região amazônica. Isto posto, parte-se do objetivo geral de analisar o processo de verticalização na cidade de Macapá capital do Estado do Amapá, dentre o recorte temporal de trinta e seis anos, dado o início da verticalização em 1980 até o ano de 2016, ano em que antecedi o fim desta pesquisa. Tendo como justificativa a falta de arquivos para a academia e a sociedade, principalmente na formação e entendimento da verticalização nas regiões amazônicas. Dessa forma, a pesquisa trata de um estudo descritivo dos edifícios em Macapá por meio de vasta pesquisa bibliográfica e documental sendo complementadas em pesquisas de campo, confirmando assim, a veracidade das informações levantadas, bem como a coletas de novos dados. Tendo como resultados um elevado índice de edifícios presentes na cidade de Macapá, tratando-se em seu maior percentual de edificações com gabarito baixo, de quatro pavimentos, para uso de moradia, implantadas no centro de Macapá. Comprovando assim um vasto crescimento da verticalização, porém muito inicial no que diz respeito a estrutura e ao número de pavimentos, não havendo ainda, fatores problemáticos derivados dos edifícios como ocorre nas grandes cidades.

Biografia do Autor

Adailson Oliveira Bartolomeu, CEAP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2004) com aperfeiçoamento em Saneamento Urbano (2005), ambos pela Universidade Federal do Pará. Realizou Estágio Técnico no Núcleo de Acústica e Iluminação nos Edifícios, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa-LNEC (Portugal-2006). Mestrado em Integración de Energías Renovables en la Arquitectura  na Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidad Politécnica de Catalunya - UPC (2007/Espanha). Atualmente curso doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa - Portugal (2018) na linha de Pesquisa: Teoria e Prática do Projeto e trabalha como funcionário publico efetivo no Governo do Estado do Amapá, na Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amapá (SEINF/AP), leciona no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) e está como Conselheiro do Conselheiro de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP - Gestão 2018-2020, Coordenador da Comissão de Ética, Ensino e Prática Profissional). Tem experiência em Assessoria e Consultoria Técnica na área da Arquitetura e Engenharia; Concepção e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e tecnológicos; Preservação e conservação ambiental, com ênfase em assentamentos humanos e energias renováveis; Pesquisa e Ensino Acadêmico nas áreas de: Projeto Arquitetônico; Controle Ambiental nas Edificações e Sustentabilidade Urbana. Ex-bolsista do IFP - International Fellowships Program, Programa Internacional de Bolsas de Pós Graduação da Fundação Ford (2005/2007). Entre as premiações, destacam-se: - Finalista, como estudante, na III Bienal José Miguel Aroztegui (2003) - Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática, ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, Curitiba-PR; - Finalista em 2007 no International Competition on SUSTAINABLE ARCHITECTURE AND DESIGN, GrAT Gruppe Angepasste Technologie - Viena ? Austria; - Premio de Primeiro lugar VIII Bienal José Aroztegui, como orientador, na Bienal estudantil Ibero Americana de Arquitetura Bioclimática - Brasilia - 2013, ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído; - Vencedor em 2º lugar, Como Orientador, - categoria estudante - do Concurso de Ideias e Projetos - V edição da Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger, realizado no EUROELECS (primeira conferência Latino-americana e Europeia sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis) - Guimarães, Portugal, de 21 a 23 de Julho de 2015; - Menção Honrosa/Finalista do 26° Concurso Opera Prima - 2015, como Orientador. Participou da 2a edição do PRÊMIO SAINT_GOBAIN DE ARQUITETURA, na Categoria Profissional, Modalidade Institucional, com o projeto: Sede da Secretaria de Estado da Fazendo do Amapá - SEFAZ/AP.

Publicado
2019-11-05
Como Citar
Oliveira Bartolomeu, A., & de Almeida Pinheiro, A. V. (2019). Verticalização na cidade de Macapá: uma análise dos anos 1980 a 2016. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 1(1). Recuperado de http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/15