APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE MACAPÁ

  • Maria Carvalho Centro de Ensino Superior do Amapá
  • Athirson Antonio da C. Lopes

Resumo

O presente estudo tem como problemática descobrir qual o nível da aptidão física de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Macapá, que possui como hipótese primária a ocorrência de um baixo nível das capacidades físicas dos alunos. Tem como objetivo evidenciar e diagnosticar como está a aptidão física dos alunos do 1° ano do ensino médio da escola Augusto dos Anjos localizada em Macapá. O estudo que é de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa, de forma descritiva por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados foi efetuada através de testes de aptidão física: índice de massa corporal, resistência cardiorrespiratória, resistência de membros superiores e inferiores de acordo com os protocolos, métodos e critérios de classificação proposto pelo PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil), com uma análise de dados de frequência absolutas e relativas. Foram obtidos resultados insatisfatórios após a realização dos testes, nos quais ficou evidente que grande parte dos alunos seguem um estilo de vida sedentário, assim obtendo como maior classificação o “bom” presente no teste de resistência de membros inferiores e obtendo “fraco” nos outros testes. Concluindo assim que os avaliados em sua maioria leva uma vida sedentária com poucas práticas fora da escola.

Publicado
2024-07-03
Como Citar
Carvalho, M., & Lopes, A. (2024). APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE MACAPÁ. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 6(1), 1-10. Recuperado de http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/237