APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE MACAPÁ
Resumo
O presente estudo tem como problemática descobrir qual o nível da aptidão física de alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Macapá, que possui como hipótese primária a ocorrência de um baixo nível das capacidades físicas dos alunos. Tem como objetivo evidenciar e diagnosticar como está a aptidão física dos alunos do 1° ano do ensino médio da escola Augusto dos Anjos localizada em Macapá. O estudo que é de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa, de forma descritiva por meio de uma pesquisa de campo. A coleta de dados foi efetuada através de testes de aptidão física: índice de massa corporal, resistência cardiorrespiratória, resistência de membros superiores e inferiores de acordo com os protocolos, métodos e critérios de classificação proposto pelo PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil), com uma análise de dados de frequência absolutas e relativas. Foram obtidos resultados insatisfatórios após a realização dos testes, nos quais ficou evidente que grande parte dos alunos seguem um estilo de vida sedentário, assim obtendo como maior classificação o “bom” presente no teste de resistência de membros inferiores e obtendo “fraco” nos outros testes. Concluindo assim que os avaliados em sua maioria leva uma vida sedentária com poucas práticas fora da escola.
Copyright (c) 2024 Maria Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.