Inserção da sustentabilidade na arquitetura sob a óptica da certificação LEED

  • Amanda Conceição Guimarães da Silva Araújo Centro de Ensino Superior do Amapá
  • Leonardo de Jesus dos Santos Beltrão Centro de Ensino Superior do Amapá
Palavras-chave: Sustentabilidade, Eficiência Energética, Certificação LEED

Resumo

Pouco exploradas no Estado do Amapá, a adoção de estrátegias sustentáveis na construção cívil está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Contudo, muitos projetistas têm dificuldades em atestar se tais práticas são efetivamente sustentáveis, ou ainda, se realmente serão eficazes quando implantada a edificação. As certificações ambientais, podem ser usadas como parâmetro na elaboração de projetos arquitetônicos, pois tem como principal premissa aferir os níveis de sustentabilidade e eficiência energética de uma edificação. Esta pesquisa objetivou identificar as estratégias sutentáveis, presente na Certificação LEED BD+C[1], para aplicação de parâmetos na elaboração de um projeto arquitetônico de uma edificação existente em, Macapá-AP. Quanto a metodologia a finalidade foi aplicada com caráter exploratório, seus procedimentos técnicos foram baseados na pesquisa bibliográfica e documental. A partir da aplicação dos pressupostos básicos da Certificação LEED, revelou-se que, é possível adotar soluções projetuais, de caráter construtivo ou não, que sejam condizentes com as peculiaridades locais, reduzindo os custos operacionais do edifício, resultando assim em edificações mais eficientes e valorizadas no mercado imobiliário.

[1] O termo LEED BD+C á a abreviação do termo em inglês para ‘Building Design + Constrution’, na tradução para o português significa ‘Projeto para construção + construção’.

Publicado
2020-12-28
Como Citar
Guimarães da Silva Araújo, A. C., & dos Santos Beltrão, L. de J. (2020). Inserção da sustentabilidade na arquitetura sob a óptica da certificação LEED. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 2(2), 13. Recuperado de http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/44