Projeto de requalificação viária e mobilidade urbana: Avenida Dom José Maritano

  • Raylanne Lima Centro de Ensino Superior do Amapá
  • Felipe Moreira Azevedo
Palavras-chave: Requalificação Viária, Mobilidade Urbana, Mobiliários Urbanos

Resumo

A requalificação do sistema viário visa a melhoria do tráfego com a consequente melhoria do aspecto visual, dessa forma a mobilidade urbana vem com o intuito de trazer mais conforto a quem trafega, focando não só nos motoristas, mas enfatizando também a importância do pedestre. Com isso o ponto de partida deste artigo, um dos desdobramentos decorrente da produção do trabalho de conclusão de curso em Arquitetura e Urbanismo, vem com o objetivo de propor a Requalificação viária e mobilidade urbana da Avenida Dom José Maritano localizada no bairro Zerão. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo que são importantes para a elaboração de todo o processo projetual, assim como a aplicação de questionários para ressaltar o interesse da população em relação à área de estudo. Verificou-se que esta possui declínios quanto a sua estrutura e que grande parte das pessoas estão atentas ao que pode e deve ser melhorado nesse sistema viário. Por conseguinte, o projeto de Requalificação abarca pontos importantes para a sociedade como a empregabilidade de mobiliários urbanos de qualidade, vegetação, sinalização e calçadas padronizadas.
Palavras-chave: Requalificação Viária; Mobilidade Urbana; Mobiliários Urbanos.

Biografia do Autor

Felipe Moreira Azevedo
Arquiteto e Urbanista - Graduado pela Universidade Federal do Pará.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). 
Publicado
2021-08-27
Como Citar
Lima, R., & Moreira Azevedo, F. (2021). Projeto de requalificação viária e mobilidade urbana: Avenida Dom José Maritano. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 3(1), 7. Recuperado de http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/67