AUTISMO

Impactos decorrentes das Políticas Públicas implementadas pelo Estado Brasileiro.

  • Kamilly Ferreira Centro de Ensino Superior do Amapá
Palavras-chave: Autismo; Inclusão; Estado; Direitos; Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo visa analisar as políticas incorporadas no contexto do ordenamento jurídico brasileiro, destinada às pessoas autistas, destacando os conseguintes resultados de sua implementação. Primeiramente, identificando que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é apresentado como um desafio neurodesenvolvimental que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Com base nisto, o presente estudo aborda as seguintes disposições legais e questões relevantes para a análise: Lei Berenice Piana; Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado aos Autistas; A Prioridade de Atendimento na Rede de Saúde; e, por último, a Gratuidade no Transporte Interestatal. O problema de pesquisa central deste trabalho questiona as políticas públicas oferecidas pelo Estado brasileiro e seus efeitos a pessoa autista. Quanto aos objetivos específicos foram definidos os seguintes itens para abordagem: i) Identificar as características do transtorno do espectro autista, explorando seu processo histórico em relação à relevância atual na inclusão; ii) Descrever as políticas públicas já positivadas pelo Estado brasileiro; iii) Evidenciar os impactos das políticas públicas direcionadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia adotada é a de pesquisa básica com abordagem qualitativa e enfoque explicativo, utilizando o método dedutivo. Conclui-se então que este trabalho visa a identificação de disparidades entre as legislações formalmente estabelecidas e sua implementação prática na sociedade, especialmente no que diz respeito aos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista.

Publicado
2024-12-17
Como Citar
Ferreira, K. (2024). AUTISMO. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 6(2), 1-15. Recuperado de http://periodicos.ceap.br:80/index.php/rcmc/article/view/245