OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTIMULAR A ADOÇÃO DA GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Danylo José Simões Costa Centro de Ensino Superior do Amapá
  • Harana Andrade Nunes
Palavras-chave: Ginástica, Educação Física, Condicionamento, Movimento

Resumo

Este artigo tem como como objetivo identificar os desafios do professor de Educação Física para estimular a adoção da Ginástica de Condicionamento Físico junto a crianças e adolescentes no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II. A metodologia do estudo foi realizada em duas etapas: inicialmente realizou-se a revisão da literatura que se reporta a centralidade do tema no contexto da Educação Física. Após isso, foi feita a pesquisa de campo junto a professores que atuam numa escola pública e que lidam com o conteúdo Ginástica de Condicionamento no cotidiano de sua prática. Após o estudo inferiu-se que os desafios são muitos e entre eles pode-se mencionar a formação ainda insuficiente dos professores, os poucos recursos didáticos e pedagógicos existentes na instituição e o não acompanhamento e, tampouco, orientações para que os professores saibam como lidar com as atividades envolvendo a ginástica de condicionamento, concluindo-se que é relevante estudar, trabalhar, vivenciar a Ginástica de Condicionamento nos cursos de Educação Física como conteúdo que explora o corpo e o movimento numa perspectiva renovadora.

Publicado
2024-12-17
Como Citar
Costa, D. J. S., & Andrade Nunes, H. (2024). OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTIMULAR A ADOÇÃO DA GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO JUNTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II . Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 6(2), 1-8. Recuperado de http://periodicos.ceap.br:80/index.php/rcmc/article/view/248