A representação do negro nos quadrinhos e a cultura corporal inserida no Pantera Negra como possibilidade pedagógica na educação física escolar

  • Márcia Cristiane da Silva Galindo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
  • Ademárcio Brasil Guedes
  • Karla Maria Pereira Baraúna
Palavras-chave: Representação do Negro. Cultura Corporal. Educação Física.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a representatividade do negro nos quadrinhos americanos, com enfoque nos super heróis da Marvel Comics e identificar elementos da cultura corporal inseridos no Pantera Negra, com intuito de utilizá-los como alternativa pedagógica na Educação Física escolar. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa descritiva de caráter exploratória. Utilizou-se uma análise das 13 (treze) capas de revistas que estavam cotadas até março de 2018, para serem lançadas pela Marvel Comics até julho do mesmo ano. Foram analisadas, também, amostras de imagens do Pantera Negra representando ação, possibilitando a identificação de alguns elementos da cultura corporal de movimento na educação Física.  Os instrumentos de mensuração utilizados estão relacionados, de um lado, com a participação negra nos quadrinhos e de outro com movimentos relacionados com a cultura corporal. Constatou-se uma baixa representatividade negra em relação ao homem branco e inúmeros elementos da cultura corporal de movimento inserida nos quadrinhos do Pantera Negra. Portanto, cabíveis de ser temas tratados na Educação Física escolar como politicas afirmativas nas relações etnicorraciais.

Publicado
2019-10-30
Como Citar
da Silva Galindo, M. C., Brasil Guedes, A., & Pereira Baraúna, K. M. (2019). A representação do negro nos quadrinhos e a cultura corporal inserida no Pantera Negra como possibilidade pedagógica na educação física escolar. Revista Científica Multidisciplinar Do CEAP, 1(1). Recuperado de http://periodicos.ceap.br:80/index.php/rcmc/article/view/8